O Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, e a Portaria N.º 644-A/2015, de 24 de agosto, estabelecem que, no âmbito da sua autonomia, os agrupamentos de escolas, no 1.º ciclo do ensino básico, desenvolvam atividades de enriquecimento curricular (AEC), de caráter facultativo para os alunos, com um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo.
Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.
As AEC são programadas em parceria com o Município, entidade Promotora das AEC, que assegura a sua dinamização através da aquisição de serviços de Professores, e as entidades parceiras que implementam as AEC em cada Escola do Ensino Básico.
Com as AEC criaram-se espaços para atividades/aprendizagens distintas das que acontecem em tempo normal de escola, proporcionando à criança um desenvolvimento mais completo e equilibrado, valorizando a igualdade, ao mesmo tempo que se promove a diferença, nomeadamente na perceção de apetências ou gostos específicos de cada um.
Estimular e desafiar as crianças no 1º ciclo com as artes, a cidadania e o voluntariado, o inglês, a iniciação à programação é, pois, muitíssimo importante.
Nesse sentido, deverá ser feito um esforço, trabalhando em conjunto com os Agrupamentos e respeitando a sua autonomia, para garantir a oferta de AEC que se tornaram estratégicas devido à adaptação da sociedade às tecnologias, que foi acelerada pela pandemia Covid 19. Com efeito, a familiaridade com as tecnologias da informação, especialmente a programação, tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro.
Para nos adaptarmos à velocidade a que se tem transformado a sociedade e à nova base tecnológica das soluções que têm surgido em todas as áreas, a iniciação à Programação é uma especialmente interessante para as crianças aprenderem uma nova linguagem, tão importante quanto aprender a ler e escrever foram no século XX.
Neste sentido, considerando que:
– A Iniciação à Programação permitirá à criança desenvolver capacidades como a criatividade, a curiosidade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a reflexão, a interpretação, a concentração;
– Quando se programa, muitos conhecimentos são pertinentes, independentemente da aplicação que a criança queira desenvolver, ela precisará da geografia, matemática, português, outros conhecimentos para lá da programação, mas que são requisito indispensável;
– Todas as crianças devem poder ter o direito a ser desafiadas de forma igual, independentemente da localização geográfica da sua escola;
O Movimento cívico – Unidos por Torres Vedras propõe:
Que a AEC de Iniciação à Programação e Robótica, proposta para os 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, integre o programa dos restantes Agrupamentos Escolares do nosso Concelho.