Todos os anos, com o aproximar do início da época balnear, são sobejamente conhecidas as dificuldades com que se debatem os concessionários de praia do nosso concelho para contratar nadadores-salvadores com formação certificada, em número suficiente e de forma a garantir os requisitos de segurança nas praias. Este ano, esta situação voltou a não ser excepção.
Neste sentido, o “UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico” propõe que, a partir de 2023, a Câmara Municipal atribua apoio financeiro, custeando 10 cursos certificados de nadador-salvador, a 10 jovens torrienses, cuja contrapartida será a obrigação destes mesmos jovens a fixarem-se nos concessionários de praia do concelho, durante a época balnear desse ano.
No entender do “UNIDOS por Torres Vedras”, esta medida, sendo pouco dispendiosa, uma vez que o curso de nadador-salvador tem um custo unitário de cerca de 300€, possibilita a criação de uma bolsa permanente de nadadores-salvadores, o que permite antecipar a preparação da próxima época balnear e encontrar uma solução eficaz para mitigar as dificuldades de contratação destes profissionais.