O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico apresentou na sessão de executivo camarário de dezembro, na Câmara Municipal de Torres Vedras, uma proposta para a criação de uma linha telefónica única que, utilizando maioritariamente os recursos humanos existentes, responda às necessidades dos cidadãos residentes no Concelho à distância de uma chamada – a “Linha de Torres”.
O Município de Torres Vedras tem vindo a disponibilizar, no meio digital, serviços que permitem o aumento da eficiência, agilização e simplificação no tratamento de processos administrativos no âmbito da gestão urbanística – eUrb. Não obstante esta necessária transição para a digitalização, as necessidades dos munícipes não se extinguem na área digital, não sendo este tipo de comunicação substituto do importante diálogo com os cidadãos, que deverão ter igual acesso aos serviços municipais disponibilizados independentemente dos seus rendimentos, do acesso à internet ou do nível de infoexclusão.
A Administração Municipal constitui um instrumento basilar de resposta às necessidades dos cidadãos e da comunidade e, como tal, importa complementar a oferta digital mediante a oferta de resposta a todas as suas necessidades quotidianas: esclarecimentos, parecentes, documentação, informações, agendamentos e outros serviços.
Deste modo, o UNIDOS formulou uma proposta que visa centralizar numa só linha de acesso telefónico – a “Linha de Torres” – o acesso a todos os serviços camarários, organizando e racionalizando as diferentes linhas existentes, implementando modelos de eficiência e simplificação (ISO´s), e contribuindo para um Município acessível, eficiente e transparente.