Dia Mundial do Turismo

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O sector agrícola, a ruralidade, a paisagem rural em “mosaico” típica do nosso Concelho e da nossa região, composta por pomares, vinhas, florestas, hortas, cearas, pastagens, campos de cultivo, pousio e bosques são características e parte essencial da definição da identidade do Concelho de Torres Vedras.

E são também factores de forte atração turística, com benefícios de vária ordem para o Concelho e a região, que importa cuidar, proteger e dinamizar.

Um Concelho que se deseja e ambiciona pujante, produtivo, moderno, atraente e, simultaneamente, orgulhoso da sua identidade e matriz rural deverá dignificar a agricultura, a ruralidade, a vida no campo. E conferir-lhe ‘foros de Cidade’ e centralidade nas políticas públicas, reforçando o prestígio de excelência que historicamente distinguiu o nosso Concelho.

Aproveitando o facto de hoje se celebrar o Dia Mundial do Turismo, o Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, considera que a marca Torres Vedras deve estar intrinsecamente ligada à produção local, valorizando o que é nosso, reforçando a visibilidade da sua produção e dos seus produtores.

Reconhecendo-se que a região, sendo historicamente um dos principais produtores de vinho do país, carece de ver reforçada a qualidade da imagem dos mesmos, revela-se imperioso trabalhar proactivamente com vista a esse reforço.

Atentos os novos desafios e metas de sustentabilidade global, devem promover-se planos inclusivos e estabelecer metas ambiciosas, em conjunto com aqueles que melhor conhecem as diferentes realidades do Mundo Rural – os seus agentes – para que o Concelho possa crescer e desenvolver-se de forma harmoniosa, sustentada e proporcionar aos seus habitantes e a quem nos visita os mais elevados índices de qualidade de vida.

Neste sentido, o “UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico” propõe:

  • A promoção e dinamização de rotas de enoturismo no Concelho, já criadas e a criar;
  • A criação de página web dedicada do Vinho da Região de Torres Vedras, também acessível através de uma app municipal (com georreferenciação), em associação com produtores e distribuidores da região;
  • Projetar a criação das Caves de Torres Vedras com vista a apoiar e reforçar a marca Torres Vedras, promover um ambiente favorável ao investimento no mundo rural, e dinamizar o enoturismo;
  • Projetar o Museu da Vinha, do Vinho e da Enologia, configurando concessionar serviços à rede Horeca (eventual edifício: Instituto do Vinho e da Vinha) para promoção e dinamização dos vinhos e das rotas de enoturismo da região.

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