O Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico identificou a necessidade de existência de um espaço público dirigido às diversas faixas etárias da Juventude, que seja utilizado como sala de estudo por jovens estudantes, dada a sobrelotação e horário de funcionamento reduzido da Biblioteca Municipal, que se revela insuficiente na capacidade de resposta às necessidades constantes da comunidade estudantil. Esta sala de estudo permitiria uma utilização permanente ao longo de todos os dias da semana, com um horário mais alargado para atividades individuais ou coletivas de estudo.
Assim, o Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe que se reconverta o edifício municipal Atelier do Brinquedo que, pela sua localização, no Parque Verde do Choupal, reúne boas condições de acessibilidade e soluções de mobilidade para os seus utilizadores: um eixo entre os Terminais Rodoviário e Ferroviário, equipamentos de restauração e o centro da cidade. Acresce o facto de ter acessibilidade facilitada para utilizadores com mobilidade reduzida.
Por estes motivos, este espaço pode adaptar o seu propósito e, redesenhado quanto à sua função, dar resposta às necessidades dos jovens torrienses.
De forma a reunir todas as condições desejadas, consideramos que deverá disponibilizar:
- Adequado número de assentos: maximizando o espaço disponível, permitindo a realização de estudos e trabalhos individuais, assim como, interação em grupo;
- Boa cobertura de rede wi-fi;
- Material ergonómico e computadores;
- Ambiente tranquilo, acolhedor e inspirador;
- Luminosidade e conforto adequados;
Numa primeira fase, propomos que este espaço funcione em horário alargado até à meia-noite e, nas épocas de exames, em horário contínuo (24 horas).
Numa segunda fase, poderá simplificar-se o acesso através de chave digital credenciada, sem a necessidade presencial de um colaborador, permitindo assim o seu funcionamento em permanência.