Iluminação LED inteligente em Passadeiras

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O Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico apresentou, na reunião de executivo de 21 de dezembro de 2021, uma proposta que visava a constituição de um grupo de trabalho para aumentar a segurança rodoviária e mitigar os atropelamentos no nosso concelho.

Na altura foi transmitido que em Portugal, a sinistralidade rodoviária envolvendo peões apresenta valores muito altos (38.824 vítimas entre 2010 e 2016, das quais 1.111 mortos e 2.962 feridos graves) e mais altos do que a média europeia no que diz respeito à mortalidade: 12 por milhão de habitantes (11 por milhão de habitantes, média europeia). Uma das características mais negativas da sinistralidade rodoviária em Portugal é a que acontece dentro das localidades, nomeadamente em arruamentos, seguida das estradas nacionais.

A sinistralidade envolvendo peões no concelho de Torres Vedras, que apesar de em termos nacionais ser um concelho com índice de baixo risco, apresenta desde 2015 um número que oscila entre os 25 e os 43 por ano.

Os peões são o grupo identificado como o mais vulnerável no universo rodoviário, com principal atenção para as crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dadas as suas características específicas: invisibilidade, baixa mobilidade e imprevisibilidade de comportamentos.

Mesmo sem a criação do grupo de trabalho, o Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico já apresentou 7 propostas sobre mobilidade e transportes uma vez que existe uma grande preocupação sobre o bem-estar e segurança dos nossos munícipes e dos turistas que nos visitam.

PROPOSTA O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe que o município aposte na criação de um sistema dedicado à sinalização e iluminação de passadeiras para peões em locais sensíveis da cidade e do concelho. Existe um sistema de iluminação LED inteligente composto por projetor e por uma coluna metálica, que garante os níveis verticais necessários de forma a criar uma grande visibilidade das passadeiras e dos peões por parte dos automobilistas que circulam na estrada. Este sistema permite que o condutor veja perfeitamente onde começa e acaba a passadeira e leva a que o peão atravesse na passadeira e não fora dela.

Os Municípios de Portimão e Cascais, por exemplo, já adotaram este sistema que pode ser implementado por fases e a custos controlados.

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