O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico apresentou na primeira sessão de executivo camarário de janeiro, na Câmara Municipal de Torres Vedras, uma proposta para transformar a forma como cidadãos e visitantes interagem com as ruas e a sua história, por meio da introdução de placas toponímicas equipadas com códigos “QRCode”. Esta iniciativa, apresentada pelo UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, busca tornar imediato a todos os munícipes a rica informação histórica que se esconde por trás dos nomes das ruas.
Com dezenas de ruas batizadas com nomes de personalidades muitas vezes desconhecidas para a maioria dos habitantes, a proposta procura preencher essa lacuna, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Caso aprovada, os munícipes poderão, ao apontar o telemóvel para um código “QRCode” nas novas placas toponímicas, ter acesso instantâneo a informações detalhadas sobre a história da pessoa evocada, enriquecendo assim a conexão com o património cultural local.
O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico propõe uma emenda ao Regulamento Municipal sobre Toponímia e Numeração de Edifícios, permitindo que, no curto prazo, as novas placas possam estar equipadas com “QRCode” e que as restantes possam vir a ser substituídas gradualmente.
Esta proposta permitirá criar uma homogeneidade ao nível das Placas Toponímicas, inovando e melhorando a informação no espaço público e permitindo, ao mesmo tempo, dar a conhecer a história da(s) personalidade(s) em causa, do local, da cidade e do concelho, e assim reforçar a memória coletiva e os laços identitários.