O Plano Ferroviário Nacional 2030 (PFN) foi apresentado pelo Governo em Abril de 2021. Esta proposta esteve em discussão púbica até Dezembro de 2021, e estava prevista a sua aprovação final em Março de 2022.
Estão hoje em curso na nossa região as obras de requalificação da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, adjudicada pelo valor de 61,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.
Neste sentido, é muito importante discutir se as soluções para futuro, hoje preconizadas pelo Governo no PFN 2030, são as que, de facto, são esperadas e ambicionadas pela comunidade.
Ao analisar as projeções do PNF, o Concelho de Torres Vedras afigura-se como secundário nas principais ligações, o que é tanto mais anacrónico quanto se sabe que o Concelho de Torres Vedras possui os mais altos níveis de produção agrícola (e necessidade de escoamento) e uma população com elevadas necessidades de mobilidade.
É imperioso que a voz do Concelho e dos seus cidadãos seja valorizada em todo o processo. Como é também fundamental que nenhum tipo de interesses ou conveniências de circunstância, ponham em causa o interesse dos cidadãos e do futuro do Concelho.
O Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico propõe, por isso, um debate público urgente no Concelho de Torres Vedras, promovido pela Autarquia, bem como a constituição de uma Comissão Independente de Acompanhamento, visando (1) um maior grau de informação disponibilizada aos cidadãos sobre as intervenções que vão tendo lugar no território do Concelho e para (2) determinar a estratégia e posicionamento do Concelho face ao PFN 2030.