Verificamos que a taxa de utilização das bicicletas públicas (Agostinhas) é muito baixa, ou quase nula.
O sistema de bicicletas públicas foi introduzido pelo município em 2013 (encontra-se em funcionamento há 10 anos), mas a sua utilização pelos residentes e turistas e a disponibilização por parte do município tem diminuído ao longo dos anos.
Vejamos os números: em 2013 eram disponibilizadas 260 bicicletas em 11 postos, no dia 2 de julho de 2023 existiam 43 bicicletas em 20 postos, andavam em circulação 5 bicicletas na cidade, às 12.27h.
A utilização da Agostinha é gratuita para jovens e seniores, sem que os mesmos tenham criado hábitos de utilização da bicicleta.
Tentámos perceber este comportamento nos jovens. Os fatores mencionados quando perguntámos a diversos jovens porque não utilizavam a Agostinha, foram: o fator da burocracia para o acesso ao cartão, a falta de oferta e a falta de hábitos de mobilidade ciclável, incutidos pela sociedade nestes jovens.
No Plano de Mobilidade e Transportes de Torres Vedras, existem metas a atingir referentes à promoção de modos suaves de mobilidade e propostas de ação que estão longe de poder ser concretizadas até 2026, como é o exemplo da meta 2.7 que diz que até 2026 devem ser implementadas 10 bicicletas por posto.
A média de bicicletas no dia 2 de julho de 2023 era de 2 bicicletas por posto.
Acreditamos que é possível fazer mais e melhor para aumentar os hábitos saudáveis de mobilidade, diminuir o trânsito e as emissões da CO2 na cidade, contribuindo para os objetivos da descarbonização.
PROPOSTA
O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe que o município aposte em definitivo em medidas de incentivo do uso da bicicleta através das algumas ações concretas e efetivas, nomeadamente:
- A disponibilização do cartão escolar (para o 3º Ciclo/ Ensino Secundário) nos agrupamentos de escolas no início do ano escolar para simplificar o processo de acesso do cartão;
- A Formação sobre rodas
Para incutir hábitos de mobilidade ciclável nas crianças e jovens será prioritário apostar na formação dentro do contexto escolar. Poderá o município convidar as associações e escolas ligadas à prática de ciclismo no concelho a desenvolver essa formação sobre as regras básicas de trânsito e segurança rodoviária necessárias à boa prática e utilização com respeito para com todos os restantes automobilistas e peões.
- A procura ativa de apoios para recuperar as bicicletas danificadas, para aumentar a oferta das bicicletas ou para a substituição das atuais por outros modelos mais modernos e disponíveis no mercado;
Exemplo: O Orçamento de estado de 2023 dedicou 1 milhão de euros para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável que tem como objetivo até 2030 uma quota modal de viagens em bicicleta de 10% nas cidades e uma rede de ciclovias com 10 mil quilómetros.
Fonte:https://mubi.pt/2022/11/21/oe2023-12-propostas-favoraveis-mobilidade-activa/
- Atribuição do cartão “passe gratuito – Pedaladas para todos” (para todos os residentes do concelho e turistas) com uma aplicação de telemóvel (App) que facilite a identificação e utilização das bicicletas.