Sustentabilidade

Mobilidade Saudável e Gratuita para Todos

pexels-pavel-danilyuk-5807933-1

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico apresentou na sessão de executivo camarário de julho, na Câmara Municipal de Torres Vedras, uma proposta para a implementação de medidas de incentivo ao uso da bicicleta, através de ações concretas e efetivas, com vista a atingir metas referentes à promoção de modos suaves e saudáveis de mobilidade no âmbito do Plano de Mobilidade e Transportes de Torres Vedras.

No nosso Concelho, verifica-se uma taxa de utilização das bicicletas públicas (Agostinhas) aquém da prevista, sendo a referida taxa muito baixa ou quase nula. Apesar do sistema de bicicletas públicas ter sido introduzido pelo Município em 2013, encontrando-se em funcionamento há uma década, e da sua gratuidade para jovens e seniores, a sua disponibilização e utilização pelos residentes e turistas tem diminuído ao longo dos anos, não tendo sido criados hábitos de utilização deste meio de transporte.

Após observações de campo encetadas pelo UNIDOS, apuraram-se os seguintes números: em 2013, eram disponibilizadas 260 bicicletas em 11 postos; no dia 2 de julho, existiam 43 bicicletas em 20 postos, ou seja, uma média de 2 bicicletas por posto. Nesse mesmo dia, às 12h27, observaram-se 5 bicicletas em circulação na cidade.

Ademais, o UNIDOS inquiriu jovens para sondar as razões pelas quais não recorrem com maior frequência às bicicletas. Os fatores mencionados foram os seguintes: a burocracia envolvida na obtenção do cartão de acesso, a falta de oferta e a falta de hábitos de mobilidade ciclável incutidos pela sociedade.

Visando a concretização e reforço do proposto pelo Plano de Mobilidade e Transporte de Torres Vedras, que se vislumbra desafiante, por motivo de atraso no cumprimento de metas como a de 2,7 que estipula que, até 2026, deverão ser alocadas 10 bicicletas por posto, entre outras, bem como a diminuição do trânsito, das emissões de CO2, a descarbonização e o fomento de hábitos saudáveis de mobilidade ciclável, particularmente, nas crianças e nos jovens, o UNIDOS recomenda a aplicação de medidas facilitadoras da utilização das Agostinhas.

Deste modo, o movimento cívico propõe a disponibilização do cartão escolar (para o 3º Ciclo/ Ensino Secundário) nos agrupamentos de escolas no início do ano escolar para simplificar o processo de acesso do cartão; a Formação Sobre Rodas, uma iniciativa municipal educacional e formativa no contexto escolar, que envolverá associações e escolas ligadas à prática de ciclismo no Concelho e que formará os jovens no que respeita às regras de trânsito e segurança rodoviária; a procura ativa de apoios para recuperar bicicletas danificadas, aumentar e modernizar a sua oferta, contemplados na parcela de 1 milhão euros de  Orçamento de Estado de 2023, mediante a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável; e a atribuição do cartão “Passe Gratuito – Pedaladas para todos”, dirigido a todos os residentes do Concelho e turistas, com uma aplicação de telemóvel (app) que facilite a identificação e a utilização das bicicletas.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: