O nosso município tem milhares de ruas com o nome de personalidades que a grande maioria dos torrienses desconhece. Hoje, com os meios que temos ao dispor dos cidadãos, torna-se relativamente fácil disponibilizar essa informação, permitindo uniformizar as placas toponímicas do concelho, por um lado, e dar a conhecer a história da pessoa evocada, por outro. Com o simples “apontar” do telemóvel para um código “QRCode” será possível ter a informação que se considere útil e necessária.
Devem ser encontradas soluções para que o código “QRCode” fique acessível a todos.
O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico propõe a alteração do Regulamento Municipal sobre Toponímia e Numeração de Edifícios, permitindo que, no curto prazo, as novas placas possam estar equipadas com “QRCode” e que as restantes possam vir a ser substituídas gradualmente.
Esta proposta permitirá criar uma homogeneidade ao nível das Placas Toponímicas, inovando e melhorando a informação no espaço público e permitindo, ao mesmo tempo, dar a conhecer a história da(s) personalidade(s) em causa, do local, da cidade e do concelho, e assim reforçar a memória coletiva e os laços identitários.