Plano Municipal para a Arborização de Áreas Urbanas

Parque do Choupal em Torres Vedras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 90% da população mundial vive em lugares com qualidade do ar muito abaixo do recomendado. A má qualidade do ar causa problemas respiratórios que são a causa de cerca de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Felizmente, o nosso concelho não se encontra dentro destes 90%, mas face ao crescente aumento do tráfego, de empresas e habitantes, torna-se muito importante tomar medidas preventivas para, não só manter a qualidade do ar existente, como também aumentar esta mesma qualidade.

A Arborização de Áreas Urbanas contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ar, ajudando a filtrar poluentes e a fornecer oxigénio.

Estas áreas, quando devidamente implementadas, permitem regular a temperatura nas cidades, proporcionam um ambiente mais agradável aos moradores, proporcionam sombra e áreas de lazer, beleza e bem-estar, e ajudam a reduzir o stress e a ansiedade.

Acresce o facto de que a Organização das Nações Unidos menciona num estudo efetuado em 2018 que 68% da população mundial irá viver em zonas urbanas até 2050, o que torna crucial investir em áreas verdes nas cidades para o equilíbrio ambiental e aumentar a qualidade de vida. Ter espaços mais arborizados tornam uma cidade mais atraente, ajudam no combate às alterações climáticas, melhoram a saúde pública, combatem a poluição e proporcionam uma maior sustentabilidade do meio ambiente.

PROPOSTA:

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe a elaboração de um Plano Municipal para a Arborização de Áreas Urbanas, criando mais espaços arborizados, requalificando os existentes, plantando árvores adequadas ao meio urbano.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

Sustentabilidade, Território

Inovação e Desenvolvimento, Sustentabilidade

VER MAIS

Sustentabilidade, Território

Inovação e Desenvolvimento, Sustentabilidade

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: