No passado mês de Agosto uma nossa concidadã dirigiu uma interpelação à Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados a propósito da ausência de passadeiras para peões na reta da Praia de Santa Rita, de que deu conhecimento ao Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras. Transcrevendo as palavras e ilustração da nossa Munícipe:
“Esta mensagem serve apenas para relembrar ou alertar para esta situação.
Os automobilistas que vêm da Póvoa (de Penafirme) … naquela descida…nem pensam, e os transeuntes têm de estar com o triplo da atenção com a velocidade exagerada que trazem, em alguns casos…
Existe a praia Norte (o Grão de Areia e a praia Sul (o Portal).
Nesta última, não existe passadeira nem passagem para atravessar a estrada.
Conforme destacado pelos abaixo-assinados, na sessão de Câmara pública do dia 27.02 último, os Serviços Camarários acabam de proceder ao alcatroamento da estrada em apreço – na ligação entre Santa Rita e a Póvoa de Penafirme – onde se inclui este troço, denominado Av. Dr. Joaquim Jacinto – valorizando esta importante zona balnear e de veraneio do Concelho.
Está-se, pois, no contexto histórico adequado para proceder a melhorias de segurança naquela importante praia do nosso Concelho, fazendo bom uso das sugestões da nossa Munícipe.
Considerando os dados da experiência e auscultação feita à população, a existência da pista ciclável do lado nascente da via e de 3 (três) passadiços de acesso à praia, na extensão de toda a avenida – desde a rotunda junto ao estabelecimento ‘Grão de Areia’ até à ponte no final da Estrada do Seixo (descida vindo da Póvoa de Penafirme) – o Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico propõe:
- A colocação de 2 (duas) passadeiras pedonais, acrescendo às duas já existentes em cada extrema da Av. Dr. Joaquim Jacinto (reta da Praia de Santa Rita), alinhadas com o passadiço de acesso à praia já existente (v. imagem acima) – sensivelmente a meio da referida avenida e a segundo em ponto equidistante (para um futuro quarto passadiço).
- A colocação de sinalética de abrandamento obrigatório de velocidade, configurando a sobrelevação ligeira das passadeiras, como elemento adicional dissuasor de velocidade.
- A colocação em cada extrema da Av. Dr. Joaquim Jacinto de sinalética de advertência de entrada em zona balnear e trânsito de pedestres e ciclovias.
No contexto, o Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras insiste na necessidade de criação de um Grupo de Trabalho Municipal para o Trânsito e Mobilidade,com o objetivo de propor:
- Medidas sistemáticas, contínuas e eficazes – de curto, médio e longo prazos – para a redução efetiva do perigo rodoviário para os cidadãos, em todo o nosso território – nossa Proposta n.º 5 de 21 de Dezembro de 2021;
- Um Programa de Melhoria de Acessos e Mobilidade para pessoas com deficiência e para cidadãos com mobilidade reduzida – nossa Proposta n.º 10 de 2 de Março de 2022.
A serem inseridas no Plano Municipal de Segurança Rodoviária. Conforme proposto, o Grupo de Trabalho Municipal poderá ser constituído por:
- Um membro do Executivo Camarário
- Um membro da Assembleia Municipal
- Um membro de uma Assembleia de Freguesia (critério a definir)
- Dois representantes da sociedade civil (um deles com mobilidade reduzida)
- Um elemento designado pelos Bombeiros.
- Um elemento designado pela PSP
- Um elemento designado pela GNR