Já foi apresentada, pelo Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, uma proposta de criação de um grupo de trabalho com o objetivo claro de implementação de medidas sistemáticas, continuas e eficazes – de curto, médio e longo prazos – para a redução efetiva do perigo rodoviário para os cidadãos, que seriam posteriormente inseridas no Plano Municipal de Segurança Rodoviária.
Urge também elaborar um Programa de Melhoria de Acessos e Mobilidade para pessoas com deficiência e para cidadãos com mobilidade reduzida.
São muitos os problemas no nosso concelho como recentemente testemunhou uma munícipe na Assembleia Municipal, na primeira pessoa, e que a todos sensibilizou e comoveu. Temos obrigatoriamente que agir!
O Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, em linha com o seu programa eleitoral, vem propor a:
Criação de um Grupo de Trabalho Municipal, constituído por um membro do Executivo Camarário, um membro da Assembleia Municipal (preferencialmente membro de uma assembleia de Freguesia), dois representantes da sociedade civil (uma com mobilidade reduzida), um elemento designado pela PSP, um designado pela GNR e um pelos Bombeiros, com vista a considerar e propor a implementação de medidas sistemáticas, contínuas e eficazes – de curto, médio e longo prazos – para melhoria de acessos e mobilidade para pessoas com deficiência e para cidadãos com mobilidade reduzida.
Este Grupo de Trabalho terá como principais objetivos:
- O levantamento das necessidades de rebaixamento de passeios junto das passadeiras e dos lugares para pessoas com deficiência em todo o concelho;
- Promoção de medidas e regulamentos de descriminação positiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
- Realizar campanhas de sensibilização e educação para a mobilidade e acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;