Programa R+ : Regularização, Requalificação e Recuperação dos rios Sizandro e Alcabrichel

As questões da conservação e sustentabilidade do Ambiente, bem como as de mitigação das alterações climáticas, são centrais para a visão programática do Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico e transversais à sociedade.

Reconhecendo a importância que os rios Sizandro e Alcabrichel, e respetivos afluentes, têm para o nosso concelho, o Unidos já propôs em 10 de dezembro de 2021 uma equipa de “Guarda-Rios”, formada por duas pessoas, para proceder à monitorização, deteção e prevenção do estado destes rios.

Já em abril de 2022, e no sentido de assegurar que os vários intervenientes pudessem atuar de forma rápida, coordenada e eficaz, o Movimento UNIDOS propôs que o Município adquirisse um conjunto de testes (kits) para análise imediata dos parâmetros microbiológicos – verificar a qualidade da água em termos de contaminações gerais/fecais – e da básica físico-química. Tais análises microbiológicas deveriam ser progressivamente realizadas nos locais, antes e depois da(s) descarga(s) detetadas, criando um cadastro e memória sustentada de incidentes e de atuação.

A 28 de maio de 2022, através de uma deputada da Assembleia Municipal do Movimento Unidos, foi apresentado um projeto de monitorização da qualidade da água dos rios, para um possível enquadramento do projeto no âmbito do Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Até agora não obtivemos nenhuma resposta.

A 20 de dezembro de 2022 propusemos que fossem efetuadas análises quinzenais da água tratada à saída das ETAR’s e que as mesmas fossem tronadas públicas. Proposta aprovada por unanimidade recentemente.

Mas temos consciência que só este conjunto de medidas não chega. É preciso mais uma vez que continuam a existir, mesmo que pontualmente, descargas “sem tratamento adequado” nos nossos rios, quer por entidades privadas quer por entidades com capitais públicos.

Por este motivo, O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico considera que a Câmara Municipal de Torres Vedras deve elaborar um Plano de Intervenção nas zonas ribeirinhas dos rios Sizandro e Alcabrichel, com o objetivo de desenvolver metodologias e técnicas de recuperação e requalificação dos seus ecossistemas.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: