Projeto Pavilhão Desportivo Municipal

joao-viegas-b1zmP0emxNk-unsplash-1

Torres Vedras oferece condições únicas para a prática de modalidades desportivas. Para que isso aconteça, é essencial projetar um pavilhão Desportivo Municipal com capacidade para, pelo menos, 3000 pessoas, facilmente adaptável a eventos como feiras, congressos ou concertos.

O município tem uma larga história associada a modalidades como o futebol, ciclismo, atletismo, ginástica, hóquei em patins, patinagem, as relacionadas com o mar e, mais recentemente, com o futsal e o voleibol, para além da prática regular e espontânea de várias outras que fomentam e robustecem a vida em comunidade e a inclusão.

É necessário, pois, aproveitar a oportunidade para transformar a forma como vemos o trabalho nesta área, aprofundando as experiências e boas práticas ligados aos jovens, à população sénior e aos muitos praticantes de várias modalidades no nosso concelho.

Estão reunidas as condições para a dinamização de um Cluster do Desporto, concentrando esforços na promoção e apoio à economia, empresas, indústria e tecnologia ligadas ao desporto, fomentando as qualidades e competências existentes no concelho, promovendo um ambiente atrativo, quer para a prática do desporto – desporto para todos, de alto rendimento ou turismo desportivo – quer para a atividade económica por ele gerada.

E, neste quadro, consolidar a ambição e meta de posicionar Torres Vedras como sede natural e regular de eventos desportivos de caráter nacional e internacional.

Para que isso aconteça, é essencial projetar um pavilhão Desportivo Municipal, com capacidade para, pelo menos, cerca de 3.000 espetadores, que seja facilmente adaptado a eventos, como feiras, congressos, concertos e entre outros.

Atualmente, existem bons pavilhões desportivos no concelho, que pertencem a diversos clubes, escolas e associações, mas que, muitas vezes, já não têm a lotação necessária para albergar alguns dos seus principais eventos desportivos e, muito menos, para aspirar a organizar grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.

Com um Pavilhão Desportivo Municipal adequado, e com o apoio dos existentes, o concelho poderá, para além de grandes eventos internacionais, organizar também estágios de clubes, seleções, bem como campeonatos europeus e mundiais, de atividades praticadas em pavilhão.

Os espaços urbanos em que existem equipamentos desportivos, sejam estes recintos fechados, abertos ou distribuídos em áreas mais ou menos extensas – como os parques verdes desportivos, as pistas de manutenção ou as ciclovias –, asseguram um ordenamento que favorece o ambiente, privilegia a mobilidade e a acessibilidade e coloca os cidadãos e o seu bem-estar em primeiro lugar.

Sendo uma linguagem universal, o Desporto facilita o encontro de culturas e a superação de barreiras que tantas vezes dividem as comunidades, tornando-se numa poderosa ferramenta de prevenção de conflitos e de construção da paz, tanto simbolicamente, ao nível global, quanto de maneira bastante prática, no seio das comunidades. Quando aplicados eficazmente, os programas de desportos promovem a integração social e fomentam a tolerância, ajudando reduzir tensões e a gerar o diálogo, encorajando atitudes solidárias, de cooperação, de empatia, de tolerância e respeito pelas diferenças.

Para além de tais efeitos, os índices gerais de saúde pública melhoram de forma sensível, aumentando, assim, a resiliência da comunidade.

PROPOSTA:

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe:

A elaboração de um projeto para a construção de um Pavilhão Desportivo Municipal, adaptável a Pavilhão Multiusos, possibilitando a realização de diversos eventos nacionais e internacionais. Sem prejuízo de uma avaliação técnica ponderada, julgamos que a zona da Expotorres deve ser levada em consideração para a sua localização.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: