Uma proposta do Movimento Unidos para monitorizar a água dos dois rios foi aprovada. Câmara fica obrigada a exigir análises quinzenais da água tratada à saída das ETARs das Águas do Tejo.
Sabendo que continuam a sofrer descargas pontuais sem o tratamento adequado, o movimento Unidos apresentou uma proposta para requalificar e recuperar os rios Sizandro e Alcabrichel, incluindo a monitorização e análise da água tratada à saída das ETARs. O programa R+, focado na regularização, requalificação e recuperação desses cursos de água, foi apresentado, conseguindo o Movimento aprovar, por unanimidade, a monitorização da água dos rios.
Com a aprovação desta proposta, a autarquia fica comprometida a exigir, junto das Águas do Tejo Atlântico, a apresentação de análises quinze- nais da água tratada à saída das ETARs sob a sua responsabilidade, tornando-as públicas. Só assim, e de uma forma transparente, será possível avaliar a qualidade das águas residuais tratadas e saber se estas chegam limpas às linhas de água e ao mar. A monitorização é o primeiro passo para acabar com as descargas sem tratamento que colocam em causa um ecossistema frágil. Recorde-se que estes rios, fustigados pela poluição e pela seca, são o habitat natural de uma das espécies de peixe português mais ameaçadas, o ruivaco-do-oeste.
O movimento Unidos, reconhecendo a importância dos rios Sizandro e Alcabrichel para o concelho, tem apresentado várias propostas desde dezembro de 2021, incluindo a criação de uma equipa de “Guarda- -Rios” para monitorização e prevenção e um projeto de monitorização no âmbito do Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Em abril de 2022, propusemos que o Município adquirisse um conjunto de testes para análise imediata da qualidade da água. Estes testes microbiológicos deveriam ser realizadas nos locais das descargas detetadas, criando um cadastro e memória sustentada de incidentes que facilitem uma atuação mais rápida e eficaz. Não iremos desistir enquanto tivermos descargas não tratada nos rios do concelho.