Os Vereadores do Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, levaram à sessão de câmara desta terça-feira a proposta de recuperação do Aqueduto de Torres Vedras, nomeadamente, a limpeza, no curto prazo, a instalação de um sistema de iluminação moderno (configurando a utilização da tecnologia led) em todo o edificado visível desde a estrada (N9) de entrada e da Rua Cândido dos Reis e a abertura de um procedimento para realização de obras mais profundas de restauro, conservação e valorização, a médio prazo.
O aqueduto é um monumento especialmente querido e admirado pelos cidadãos do concelho e por quem nos visita, constituindo, sem dúvida, um dos monumentos históricos de maior simbolismo de Torres Vedras.
Infelizmente, o seu estado de conservação atual está longe de poder fazer jus aos pergaminhos e importância que tem na história e identidade de Torres Vedras. A última intervenção de restauro foi realizada em 1990. Para lá de um estado geral de sujidade e decrepitude – os arcos encontram-se, em muitos sítios, cobertos por vegetação bravia e há manchas por todo o lado – há muito que deixou de existir uma iluminação noturna condigna – tão apreciada e valorizada pelos munícipes e visitantes e que reforçava o sentimento de brio e orgulho da comunidade.
Cumpre destacar que a zona em que este distintivo monumento se encontra deverá ser objeto de intervenção urbana profunda – anunciada – sob a designação de Operação de Reabilitação Urbana de Arenes – sem que seja previsível quando tal aconteça. Para o Unidos a conservação e dignificação dos monumentos símbolo do concelho merecem uma atenção e cuidado em permanência.
Para mais informação:
UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico
press@unidosportorresvedras.pt