Em março último, foi solicitada informação a V. Ex.ª relativa à situação da habitação no Concelho, em particular respeitante aos jovens, com vista, nomeadamente a:
- Aumentar a oferta pública de habitação jovem no Concelho;
- Diminuir assimetrias no acesso à habitação;
- Apoiar a melhoria das condições habitacionais dos jovens;
- Apoiar a fixação de famílias jovens.
Essa informação que resulta dos dados dos Censos de 2021, acessíveis à Autarquia, continua, julgamos, sem nos ser entregue até à presente data.
Entretanto, as questões relacionadas com a carência de habitação têm vindo a agravar-se, gerando tensão e dificuldades crescentes. Os jovens estão, nas circunstâncias atuais, numa posição especialmente vulnerável. Importa, por isso, gerar novas soluções no Concelho e ter uma postura proactiva na mitigação deste problema.
Neste sentido os Vereadores do Movimento Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico propõem que seja lançado um Concurso de Ideias Jovem para a reabilitação ou conversão para habitação Jovem de imóveis degradados ou em ruínas existentes nas freguesias do nosso Concelho.
Uma vez identificados e após a célere apreciação da viabilidade técnica, tais soluções devem ser apoiadas e incentivadas pela autarquia mediante protocolos a celebrar com os proprietários e as Juntas de Freguesia de localização de desses imóveis. As Juntas deverão ter, de resto, um papel operacional central na execução do Programa.