O Fórum Económico Mundial divulgou informação na véspera do Dia Internacional da Juventude – que se comemora a 12 de agosto – que destaca a importância de serem criadas medidas de auscultação e plataformas concretas para dar voz à juventude mundial, na resposta e decisões aos desafios globais.
Tendo em conta que:
- os jovens entre os 15 e os 24 anos constituem 16% da população mundial;
- a falta de confiança destes nas instituições tradicionais e a ausência de plataformas seguras e inclusivas, aumenta o risco de se usarem métodos anárquicos/aleatórios na tentativa de trazer a diferença para o debate;
- as comunidades devem criar plataformas e vias para dar voz aos jovens e proporcionar-lhes a oportunidade de perspetivar e ter um verdadeiro papel na definição de políticas que tenham impacto no seu futuro.
Para se alcançar sucesso nesta matéria, devem ser ultrapassadas as barreiras de comunicação com a Juventude. A estratégia deve necessariamente passar pela aposta no ambiente digital como o mais eficaz para comunicar com as novas gerações que dominam a internet. Além disso, com a presença permanente numa Plataforma Online, assim como, em redes sociais como o Facebook, Instagram ou TikTok, será possível exponenciar a divulgação de conteúdos.
Uma vez que, segundo o Portal Base, a Câmara Municipal contratou serviços externos a uma empresa para conceber um novo website do Município, o Unidos – Movimento Cívico propõe que este inclua um Portal Digital de Participação Jovem, de modo a que seja possível ouvir de viva voz o que têm a dizer os jovens.
Ou seja, uma ferramenta digital direcionada à comunidade juvenil, um website online, simplificado e interativo, dividido por categorias temáticas, onde os jovens possam encontrar, de forma centralizada e intuitiva, todas as informações, projetos, iniciativas e oportunidades de âmbito local, regional, nacional e internacional.
Nos dias de hoje, não basta uma solução física (presencial) no Espaço Primavera ou no Centro Municipal da Juventude. Deverá também existir uma opção desmaterializada (digital), disponibilizando em tempo real todos os dados, informações e oportunidades nas áreas de interesse dos jovens, de modo a reforçar a sua participação e cidadania ativas.
Assim, julgamos ser prioritário encontrar uma solução tecnológica e sustentável no quadro da reforma do site do Município que crie condições e incentive o envolvimento e participação nos processos de decisão e permita apoiar, integrar e fixar os jovens no concelho de Torres Vedras.