Selo da Juventude – “Plataforma MyPolis”

pexels-wendywei-3973973-1-1

O início do ano fica marcado por uma boa notícia para a comunidade juvenil que deve ser assinalada publicamente, divulgada e promovida. De acordo com o Portal Base da Contratação Pública, a Câmara Municipal de Torres Vedras/ Área da Juventude, adquiriu a licença de uso da Plataforma MyPolis para adaptar aos conteúdos da disciplina de Cidadania no 2.º ciclo e 3.º ciclo do Ensino Básico, por 29.600 euros + IVA.

(cfr.: https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=9609480).

A Academia de Cidadania MyPolis pretende criar uma nova polis (comunidade) de millennials a participar civicamente através dos seus smartphones, tornando a política mais simples, divertida, intuitiva e digital para a Juventude, permitindo aos jovens apresentar propostas políticas, assim como lançar ideias para desenvolvimento da comunidade, participando ativamente na tomada de decisões municipais.

Esta iniciativa acrescenta valor à atividade autárquica desenvolvida em Torres Vedras por tornar a governação mais participativa e com menos formalismos, na cidade e nas freguesias, procurando suprir as falhas de comunicação entre o poder político e os jovens, aproximando-os. Um sistema democrático mais inclusivo, integrando quem está excluído e aparentemente desinteressado por falta de literacia política.

Desta forma, será possível proporcionar aos estudantes um mais fácil acesso e aquisição de conhecimento sobre temas selecionados com impacto direto no seu dia-a-dia através de dinâmicas de sensibilização, jogos e desafios.

Seguindo as boas práticas nacionais e internacionais, e como é do conhecimento público, esta proposta está inscrita no Programa Eleitoral do Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, de 2021.

Também por essa razão, o UNIDOS apresentou – e continuará a apresentar – em todas as sessões do Executivo autárquico, quinzenalmente, um ‘Selo da Juventude’, trazendo temas de particular relevância e interesse para os Jovens, dando corpo e significado à expressão ‘envolver os jovens’.

Hoje, porventura mais do que em qualquer altura da história, os mais novos são portadores de conhecimento e de experiências que, no passado, eram quase exclusivos das gerações mais velhas. Hoje os mais jovens ‘ensinam’ ou podem ensinar, em muitos aspetos da vida quotidiana, os mais velhos, e podem contribuir de modo ativo e criativo para reforçar os laços de solidariedade e a qualidade de vida da comunidade.

Essa proposta inovadora reconhece a importância da Juventude no reforço da Democracia Local, como protagonista estratégico do nosso futuro coletivo. Além disso, reflete uma nova forma de fazer política no Séc. XXI, na qual nos revemos e que estamos empenhados em aprofundar no concelho de Torres Vedras com base num novo modelo de governação participativo intergeracional.

Por isso, o Unidos por Torres Vedras – Movimento cívico, aplaude a decisão de assegurar o apoio à Plataforma MyPolis e congratula-se pelo impulso à participação cívica dos jovens torrienses, contribuindo para formar cidadãos (mais) conscientes e participativos numa sociedade democrática que valorize a dimensão ética, a responsabilidade, a disciplina, a solidariedade intergeracional e a cidadania, estimulando a reflexão e espírito crítico individual em prol do bem comum.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: