É reconhecido o esforço do Município em melhorar e adequar o ensino às necessidades dos agrupamentos, alunos e famílias, em melhorar a qualidade das refeições escolares e em melhorar a oferta ao nível do apoio ao estudo após a componente letiva.
Também reconhecemos o esforço por parte do Município na tentativa de criar condições para que as nossas crianças possam realizar atividades nas interrupções letivas, enquanto os pais ainda se encontram a trabalhar e sem possibilidade de puderem acompanhar os filhos nos períodos de férias.
O Município, as Juntas de Freguesia e algumas Associações deste concelho respondem positivamente a esta necessidade, mas, acima de tudo, para crianças com mais de 6 anos de idade.
Existem muitos pais neste concelho que não têm onde colocar os seus filhos menores, com menos de 6 anos de idade, por não terem familiares próximos e porque o período de férias escolares é superior ao que cada um tem de férias laborais.
PROPOSTA
O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe que a Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as Juntas de Freguesia e os Agrupamentos de Escolas possam suprir esta necessidade, resolvendo assim o problema de muitas famílias.
Como estamos no início do ano letivo, deveria ser lançado um diagnóstico de necessidades juntos dos pais das crianças que frequentam os Jardins de Infância e perceber a real necessidade das famílias com estas limitações e abrir os equipamentos necessários para o efeito.
Com este diagnóstico efetuado em tempo útil, o Município, as Juntas de Freguesia e os Agrupamentos poderiam programar as férias dos seus colaboradores, que são marcadas até ao final do primeiro trimestre de cada ano, e responder a uma grande lacuna que existe no nosso concelho.
Esta necessidade já nos foi reportada por muitas famílias que gostariam de ver este problema resolvido durante este ano letivo.