O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico submeteu, esta terça-feira, à votação em sessão pública do executivo camarário, que aprovou por unanimidade, a proposta apresentada em agosto do ano passado para a criação de um sistema dedicado à sinalização e iluminação de passadeiras para peões em locais sensíveis da cidade e do concelho: um sistema de iluminação LED inteligente, composto por projetor e por uma coluna metálica, que garante os níveis verticais necessários, permitindo grande visibilidade das passadeiras e dos peões aos automobilistas que circulam na estrada.
O sistema de iluminação LED inteligente permite ao condutor ver em perfeitas condições onde começa e acaba a passadeira e, ao mesmo tempo, leva a que o peão atravesse na passadeira e não fora dela. Este sistema tem o custo de 5 mil euros/unidade e pode ser implementado por fases e custos planeados. Outros municípios, como Cascais e Portimão adotaram no passado este mesmo sistema.
Os peões são o grupo identificado como o mais vulnerável no universo rodoviário, com principal atenção para as crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dadas as suas características específicas: invisibilidade, baixa mobilidade e imprevisibilidade de comportamentos. A sinistralidade envolvendo peões no concelho de Torres Vedras, que apesar de em termos nacionais ser um concelho com índice de baixo risco, apresenta desde 2015 um número que oscila entre os 25 e os 43 atropelamentos por ano.
No contexto da mobilidade, o UNIDOS preconiza, desde o início do seu mandato, a criação dum grupo de trabalho municipal com vista a aumentar a segurança rodoviária e mitigar os atropelamentos no nosso concelho (Proposta#5 de 21 de dezembro de 2021). À data, aguarda-se aprovação do executivo da Câmara para a constituição do referido grupo de trabalho.
Para mais informação:
UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico
press@unidosportorresvedras.pt