Os Vereadores do UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico instaram a autarquia a tomar medidas urgentes relacionadas com a requalificação e proteção de zonas húmidas do concelho, Paúl e a foz dos rios Alcabrichel e Sizandro, e complementar o enquadramento num Plano de Drenagem Municipal, bem como de proteção das áreas mais sensíveis dos Espaços Naturais.
Esta preocupação surge pela circunstância de violentos movimentos de terras que se têm verificados num paúl, a cerca de 1,5 Km da cidade de Torres Vedras, junto à povoação de Paúl, que aumentam o nível dos terrenos em mais de 3 metros de altura. Essa zona é a maior bacia de encaixe em período de cheias da cidade de Torres Vedras (e zonas limítrofes), tem um ecossistema rico em fauna e flora e é uma zona de infiltração de águas subterrâneas, cujos lençóis freáticos foram, durante muitos anos, uma das principais reservas para abastecimento de água na cidade.
Sobre este assunto, a Agência Portuguesa do Ambiente já se pronunciou e esclareceu que efetuou uma fiscalização ao local, tendo verificado a realização de ações díspares daquelas que estavam autorizadas (limpeza simples de curso de água). Transmitiu também que determinou a cessação imediata das intervenções e que comunicou a situação às entidades com tutela na matéria, com vista à reposição das condições naturais existentes anteriormente.
O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, aplaude a decisão, mas não quer deixar de referir que muitos dos danos causados ao Paúl são hoje irreversíveis. É, por isso, urgente promover uma Cidadania Ambiental consciente e ativa, reforçando o envolvimento de toda a comunidade, cabendo à Câmara Municipal de Torres Vedras tomar medidas urgentes de proteção desta zona e de outras áreas naturais.
Estas ações refletem-se também na proteção e reforço de todo o potencial de zonas com estas características existentes no concelho, considerando temáticas transversais e integradas como mitigação das alterações climáticas (PAESC), o ordenamento do território, a proteção de pessoas e bens, dos ecossistemas e da biodiversidade, devendo ser seriamente equacionado o Reforço e /ou a Classificação destas Zonas Sensíveis, quer ao nível do PDM, quer ao nível do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico acreditamos que classificar as zonas mais sensíveis do concelho em Áreas Naturais de Valor Paisagístico será determinante para impedir futuros danos ambientais.
Proteger e dar a conhecer a Biodiversidade Local favorece o desenvolvimento sustentável, permite a regeneração do solo, a regulação climática, e contribui para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos.