Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico propõe “Encontro(s) de Juventude” no Concelho + Agenda da Juventude

O Grupo dos Vereadores do UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, apresentou  uma proposta para a criação do(s) “Encontro(s) de Juventude”, com vista à elaboração de uma Agenda da Juventude, na sessão de câmara desta terça-feira, 22 de Março, na linha do já preconizado Selo da Juventude e do seu programa eleitoral autárquico, trazendo para a agenda pública a importância estratégica dos Jovens como actores locais e portadores de legítimas expectativas.

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico defende a convergência e a criação de sinergias entre o município, as associações de jovens e os jovens, de forma a reforçar e trazer para a agenda pública a sua importância como actores estratégicos no desenvolvimento local. O primeiro passo é transformar a forma como ouvimos e envolvemos os jovens nos processos decisórios.

Neste sentido, o UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico vai apresentar, até dia 25 de Março, no Conselho Municipal de Juventude, uma proposta para a realização de uma série de eventos sob um chapéu único denominado Encontro(s) de Juventude cuja configuração, em traços gerais, se propõe realizar em 5 fases distintas:

  1. Recolha de dados por Freguesia com base nos Censos 2021, em testemunhos de vídeo e em questionários junto de escolas do Concelho;
  2. Tratamento de dados e criação de ferramentas para partilha com todos os agentes ligados à Juventude;
  3. Realização de debates em todas as freguesias do Concelho, envolvendo as escolas e actores locais, com vista à captação de um retrato local da realidade dos jovens, por freguesia;
  4. Realização do “Encontro(s) de Juventude onde serão agregadas todas as realidades, com a partilha das respostas recolhidas nas freguesias e comunidades com a organização de debates e conversas com os diversos atores, locais e nacionais, painéis intergeracionais, exposições e workshops, com o objetivo de produzir uma ‘Agenda para a Juventude’ contendo os temas pertinentes ou de eleição para os Jovens Torrienses.
  5. Elaboração de uma Agenda para a Juventude, de onde resultará a criação de Conversa(s) com Jovens”, temáticas e trimestrais, dando o devido destaque a cada um dos temas definidos na Agenda e mantendo o foco regular nas matérias de Juventude.

Desta forma, o UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico pretende construir com os jovens respostas que os envolvam, que os capacitem e incentivem. Dotados de ferramentas e da informação certas, envolvendo a comunidade, os técnicos da juventude e as organizações, é possível contribuir para a criação de ecossistemas criativos e dinâmicos, assentes no espírito de co-criação, co-produção e co-gestão.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: