Programa R+: Regularização, Requalificação e Recuperação dos rios Sizandro e Alcabrichel
Na sessão pública desta terça-feira, em Runa, o UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico instou a Câmara Municipal de Torres Vedras a exigir, junto das Águas do Tejo Atlântico – Grupo Águas de Portugal, a apresentação de análises quinzenais da água tratada à saída das ETARs sob a sua responsabilidade, tornando-as públicas.
Reconhecendo a importância que os rios Sizandro e Alcabrichel, e respetivos afluentes, têm para o nosso concelho, o UNIDOS propôs, em 10 de dezembro de 2021, uma equipa de “Guarda-Rios”, formada por duas pessoas, para proceder à monitorização, deteção e prevenção do estado destes rios. Em abril de 2022, e no sentido de assegurar que os vários intervenientes pudessem atuar de forma rápida, coordenada e eficaz, o Movimento UNIDOS propôs que o Município adquirisse um conjunto de testes (kits) para análise imediata dos parâmetros microbiológicos – verificar a qualidade da água em termos de contaminações gerais/fecais – e da básica físico-química. Tais análises microbiológicas deveriam ser progressivamente realizadas nos locais, antes e depois da(s) descarga(s) detetadas, criando um cadastro e memória sustentada de incidentes e de atuação.
Posteriormente, em maio de 2022, através de uma deputada da Assembleia Municipal do UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, foi também apresentado um projeto de monitorização da qualidade da água dos rios, para um possível enquadramento do projeto no âmbito do Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, ainda sem resposta.
Continuam a existir, mesmo que pontualmente, descargas “sem tratamento adequado” nos nossos rios, quer por entidades privadas quer por entidades com capitais públicos. Para o UNIDOS, torna-se urgente aplicar medidas que terminem com esta prática que a todos prejudica. Só assim, e de uma forma transparente, será possível avaliar a qualidade das águas residuais tratadas e saber se estas chegam limpas às linhas de água e ao mar.
As questões da conservação e sustentabilidade do Ambiente, bem como as de mitigação das alterações climáticas, são centrais para a visão programática do UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico e transversais à sociedade.