UNIDOS propõe criação de Centro Municipal de Informação e Tratamento Estatístico

shutterstock_2160981465 (1)

Na sessão pública do executivo, realizada esta terça-feira, o Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico, propôs a criação de um Centro de Informação e Tratamento Estatístico, com o acrónimo ‘CITE’, com o objetivo de disponibilizar aos cidadãos toda a informação de natureza estatística de que a autarquia dispõe.

Num modelo que se deve ir consolidando, envolvendo os técnicos municipais, o “CITE” permitirá disponibilizar informação e dados estatísticos aos cidadãos do modo mais claro e acessível possível, através de plataforma pública/site/portal e/ou de plataformas dedicadas.

Desta forma, será possível promover uma cultura de recolha, tratamento, divulgação e acesso a informação e dados estatísticos, em áreas de governação autárquica e da sociedade, envolvendo todos os agentes económicos do concelho.

Finalmente, permitirá basear as decisões na fiabilidade dos dados e disponibilizá-los online a todos os agentes económicos, cidadãos e interessados em conhecer ou em investir.

Em vários domínios, ao longo de décadas, funcionários municipais dedicados, ou cidadãos anónimos, foram recolhendo informação, fazendo recolha de dados, de toda a ordem, sistematizando-os, organizando, e fazendo o respetivo tratamento. Para além dos dados que fazem parte do acervo arquivístico municipal, de que todos nos orgulhamos – cuja organização e tratamento servem, especialmente, funções de memória (históricas) ou de operação interna dos serviços – há inúmeros dados, em especial de natureza estatística, que podiam e deviam ser disponibilizados na plataforma pública / site, do Município.

As novas tecnologias de informação e, em particular, os avanços no domínio da Inteligência Artificial abrem um mundo de possibilidades para disponibilizar cada vez melhores serviços e, em particular, informação cada vez mais fiável e útil aos nossos concidadãos e a quem nos visita.

Informação é poder

Como tantas vezes repetimos, informação é poder (em particular para os cidadãos), e constitui obrigação acrescida dos órgãos e autoridades públicas providenciar cada vez melhor, mais fiável e tempestiva informação aos munícipes.

No Unidos – Movimento Cívico acreditamos que só pode existir uma cidadania participativa, ativa, e uma economia saudável, se houver acesso a dados e informação fiáveis, de acesso fácil aos cidadãos e aos agentes económicos, através da desburocratização, simplificação de processos e de uma comunicação mais clara, transparente e eficaz.

Tal como a proposta de criação de uma Unidade de Boas Práticas (nossa Proposta n.º 78), o Unidos defende, como condição para servir e proteger os cidadãos, a adoção de várias outras medidas concretas, de modo a:

  • Descentralizar, aumentar a transparência e o acesso à informação
  • O estabelecimento de redes e de ambientes colaborativos
  • A adoção de uma Política de Dados Abertos
  • Estimular a preservação, partilha e aprendizagem da memória operacional
  • Incentivar modelos-piloto, a iniciativa dos funcionários municipais e a inovação
  • Compreender o que pretendem os cidadãos, as empresas e as instituições
  • Determinar as ações com base na informação gerada

Para mais informação:

UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico

press@unidosportorresvedras.pt

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: