Território

UNIDOS propõe muralha de proteção ao Porto de Pesca da Assenta

pexels-introspectivedsgn-4582557 (1)

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, propõe a construção de uma muralha de contenção em pedra, na zona mais debilitada do Porto de Pesca da Assenta, para proteger a rampa de acesso e garantir a estabilidade da casa do guincho, protegendo o património natural ali existente, a segurança de quem lá trabalha e de quem nos visita e permitindo a continuidade do exercício da pesca profissional e desportiva.

Esta proposta foi apresentada na reunião pública do executivo camarário, que teve lugar na Freguesia de São Pedro da Cadeira, no Centro Cultural e Recreativo “Os Pescadores de Cambelas”, na terça-feira, 27 de agosto.

Como é do conhecimento público, parte da muralha de proteção do Porto de Pesca da Assenta ruiu, tornando-se necessária e urgente a sua reabilitação sob pena de, no próximo inverno, ocorrerem mais derrocadas, dificultando o processo de recuperação.2

O Clube Naval do Porto de Pesca da Assenta já desenvolveu um projeto para a recuperação da muralha de proteção da zona mais debilitada do porto de pesca, que mereceu o parecer favorável da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Agência Portuguesa do Ambiente, pelo que o UNIDOS considera imprescindível agir.

Aliada à tradição e à história, a atividade piscatória sempre marcou presença na vida dos torrienses. Acontece que existem cada vez menos pescadores no ativo, resultado das fracas condições para a prossecução desta atividade. Em locais como a Assenta e Porto Novo ainda existem portos de pesca que são porto de abrigo de pescadores e embarcações, tradição que devemos preservar para manter a atividade piscatória no nosso concelho.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: