Inovação e Desenvolvimento, Território

Varatojo – Passadeiras sobrelevadas, sinalética e medidas de redução da velocidade na Rua da Liberdade e na Estrada Casal da Torre

Imagem1

A Aldeia de Varatojo, da Freguesia de São Pedro, Santiago e Santamaria, é um dos lugares de maior significado histórico e de prestígio do nosso Concelho, cujo desenvolvimento se relaciona especial e naturalmente com a fundação, no final do século XV, do Convento de Santo António do Varatojo.

Por razões históricas do seu desenvolvimento, o Varatojo tem um eixo viário central, que inclui a Rua da Liberdade (orientação este-oeste) e a Estrada Casal da Torre (mesma direção), de muito intensa utilização, já que a partir desse eixo rodoviário é possível chegar a qualquer lugar da localidade e partir em qualquer direção.

De há vários anos a esta parte que os cidadãos do Varatojo reclamam da velocidade manifestamente excessiva a que passam diversos veículos que circulam nessas duas vias.

Essa situação vem sendo agravada pelo facto de os passeios serem ou reduzidos (estreitos) ou inexistentes, em vários pontos – aumentando o perigo para a população idosa ou com mobilidade reduzida –, e existir, junto aos semáforos da Estrada Casa da Torre, a Escola Básica do Varatojo, tornando o atravessamento por crianças, destas duas vias, muito frequente e, por aquelas razões, especialmente perigoso.

Considerando os dados da experiência, a auscultação feita à população e a ponderação dos interesses de proteção e segurança dos cidadãos, propõe-se a colocação de duas passadeiras sobrelevadas, na Rua da Liberdade (em frente ao Café Rodrigues).

Sendo a segunda a passadeira sobrelevada a colocar já na Estrada Casal da Torre, junto aos semáforos.

Para além da instalação destas duas passadeiras sobrelevadas, propõe-se a colocação de sinalética de abrandamento obrigatório de velocidade, para acentuar a necessidade de circular naquela zona a baixa velocidade.

No contexto, o Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras recorda a oportunidade de criação de um Grupo de Trabalho Municipal para o Trânsito e Mobilidade,com o objetivo de propor:

  • Medidas sistemáticas, contínuas e eficazes – de curto, médio e longo prazos – para a redução efetiva do perigo rodoviário para os cidadãos, em todo o nosso território – nossa Proposta n.º 5 de 21 de Dezembro de 2021;
  • Um Programa de Melhoria de Acessos e Mobilidade para pessoas com deficiência e para cidadãos com mobilidade reduzida – nossa Proposta n.º 10 de 2 de Março de 2022.

EM DESTAQUE

ÚLTIMAS

VER MAIS

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter: