No dia 10 de Outubro celebra-se o dia Mundial da Saúde Mental.
A pandemia de Covid-19 veio agravar significativamente os desafios em termos de saúde mental de forma transversal a toda a sociedade. O confinamento, o isolamento, o distanciamento forçado ou o medo do contágio, constituíram realidades novas e imprevistas e, noutros casos, um agravamento de várias situações no contexto familiar.
O Unidos Por Torres Vedras – Movimento Cívico defendeu no seu Programa Eleitoral que se impõe dar prioridade ao tema e definir uma estratégia clara e estruturada, através de um Programa Municipal de Saúde Mental, que concretize iniciativas dirigidas a mitigar os problemas de saúde pública.
Os números são claros. Ao aumento das necessidades de apoio tem que corresponder um plano de ação com metas.
A aposta na promoção da saúde mental, de forma integrada, colaborativa e intersectorial, parece ser o caminho apontado pelos principais intervenientes e especialistas, seja através da criação de programas de promoção da saúde mental nos ambientes em que as pessoas vivem, estudam e trabalham, seja através da definição de práticas e iniciativas que melhorem a literacia em saúde mental.
Neste sentido, o Movimento Cívico UNIDOS por Torres Vedras, em linha com o seu Programa, propõe:
- Elaborar um Programa Municipal de Saúde Mental que concretize um conjunto de iniciativas neste âmbito, dirigido às várias fases do ciclo de vida e aos diversos contextos: pessoal, familiar, comunitário, social, laboral e organizacional.
- Promover a saúde mental no geral, a Inclusão, a coesão social, a qualidade de vida o índice de Bem-Estar a População.
- Investir na implementação de projetos que interliguem várias dimensões (saúde, desporto, ambiente, cultura, território e identidade) com o objetivo primordial de prevenção da doença e promoção da saúde e do bem-estar dos munícipes.